Bateria de avaliação da capacidade e do desempenho

BECAD

Aprendizagem e aplicação dos conhecimentos

É composto por 19 perguntas e tem duas subescalas, Cognição e Expressão. Inclui actividades como a repetição, a cópia e a aquisição de competências simples e complexas, bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos, o pensamento, a resolução de problemas e a tomada de decisões. As actividades avaliadas são importantes para concentrar a atenção, aprender novas competências, ler instruções ou informações ou exprimir-se através de gestos ou símbolos. São também a base para actividades mais complexas, como estudar, aprender línguas, utilizar dispositivos digitais, etc.

2. Comunicação

É composto por 8 perguntas e duas subescalas, Conversar e Perceber. Aborda os aspectos aplicados da comunicação, iniciando e mantendo uma conversa, conversando e discutindo com uma ou mais pessoas. Estas actividades são essenciais em todas as situações de interação com outras pessoas. Além disso, inclui os aspectos não verbais da comunicação, como olhar e ouvir.

3. Tarefas e exigências gerais

É composto por 8 perguntas e duas subescalas, Tarefas e Decisões. Diz respeito ao planeamento e execução das rotinas diárias, bem como à identificação de erros e à sua correção. Inclui também a identificação de situações de perigo e a gestão de crises. Estas actividades são muito relevantes para a autonomia e a segurança da pessoa em causa. Os problemas numa ou mais categorias podem exigir uma supervisão esporádica ou contínua da pessoa que está a ser avaliada.

4. Cuidados de saúde

Esta escala é composta por 6 questões que avaliam a capacidade e o desempenho de comportamentos relacionados com os cuidados de saúde, a procura e o seguimento de tratamentos médicos e de saúde e a prática de hábitos saudáveis.

5. Autocuidado

Tem 19 perguntas e três subescalas: Higiene e vestuário, Autocuidados íntimos e Alimentação. É constituída pelos comportamentos e actividades tradicionalmente considerados como “actividades básicas da vida diária”. Trata-se de comportamentos fundamentais para a autonomia de uma pessoa, pois tratam de aspectos elementares do autocuidado.

6. Andar e deslocar-se

É composto por duas subescalas, Movimento e Deslocação, com um total de 28 perguntas. Estas subescalas abordam o movimento quando se muda de posição ou de lugar; o movimento ao transportar objectos, ao caminhar, ao correr ou ao trepar. Não inclui os movimentos efectuados com meios de transporte, aos quais é dedicada a escala 8.

7. Manipulação

Esta escala é composta por 13 perguntas e duas subescalas, Destreza manual e Postura estática. Avalia as actividades em que é feita a manipulação de objectos com as mãos e os braços, bem como a manutenção de posições em que os membros inferiores não têm de se mover, como sentar-se e deitar-se.

8. Deslocação em meios de transporte

É composto por 5 perguntas sobre actividades relacionadas com a condução e a utilização de meios de transporte para viajar como passageiro, em transportes como o automóvel, o autocarro, o veículo de tração animal, o táxi, o comboio, o elétrico, o metro, o barco ou o avião.

9. Aquisição de bens de primeira necessidade

É composto por 5 perguntas que avaliam a capacidade e o desempenho das actividades de compra, arrendamento e organização da habitação.

10. Tarefas domésticas

Em 15 perguntas organizadas em três subescalas (Tarefas domésticas, Cuidados com plantas e animais e Reparações), são avaliadas as actividades da vida doméstica, como a preparação de refeições e a limpeza e a manutenção de aparelhos e utensílios domésticos, incluindo os cuidados com plantas e animais e as actividades de manutenção e reparação de objectos domésticos e vestuário.

11. Relações interpessoais

É composto por 32 perguntas e seis subescalas: Ajuda, Relações Interpessoais Gerais, Relações Íntimas e de Vida, Relações Familiares e Regulação do Comportamento nas Relações. Estas são categorias fundamentais na comunicação e nas relações humanas e os problemas moderados ou graves em qualquer uma delas podem constituir um obstáculo tanto à utilização de tratamentos como à participação social da pessoa avaliada.

12. Principais domínios da vida

É composto por 26 itens e três subescalas: Educação e trabalho, Vida comunitária e Passatempos. Avalia a gestão dos recursos económicos, a educação, o emprego e a participação social em geral. Inclui actividades complexas que permitem estudos a diferentes níveis, encontrar, manter e despedir trabalho a tempo parcial ou a tempo inteiro e a gestão de recursos financeiros pessoais e operações económicas complexas. Por último, são medidas as actividades e situações de participação social, como a cultura, o lazer, as práticas espirituais e religiosas.

¿PARA QUE SERVE?

Destina-se a profissionais da área da saúde e da saúde social, tais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, fisioterapeutas e assistentes sociais. Por conseguinte, é adequado para ser utilizado em recursos multidisciplinares destinados ao tratamento de pessoas com doenças crónicas ou complexas. No entanto, também pode ser utilizado por profissionais que trabalham numa base individual, uma vez que a comunicação é facilitada através de uma variedade de relatórios individualizados.

Tem-se revelado útil como complemento do diagnóstico e para estabelecer objectivos de tratamento ou intervenção. Pode também ser utilizado como medida de resultados e, finalmente, na avaliação da incapacidade e da dependência.

COMO É ADMINISTRADO?

Existem diferentes formas de administração. Em primeiro lugar, há perguntas ou tarefas a serem resolvidas pela pessoa que está a ser avaliada. Outras escalas são dirigidas ao profissional ou à pessoa relacionada.

É possível obter a informação através de uma entrevista semi-estruturada.

Para a administração do fator 1 (Aprendizagem e aplicação dos conhecimentos), é necessário dispor do caderno de fichas publicado pelo Serviço de Publicações da Universitat Jaume I, no âmbito da coleção Psique:

(Moro Ípola, M; Solano Trullenque, L, Pena Garijo, J e Frades García, B, 2018). Também pode ser descarregado gratuitamente se tiver uma subscrição.

EXISTEM TRÊS FORMAS DE OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PREENCHER AS ESCALAS

Pontuação

Cada item é classificado numa escala de 0 a 4 e em cada escala. A pontuação em cada escala é a média dos itens.

Perguntas aos avaliados e tarefas

Em primeiro lugar, numa série de itens das duas primeiras áreas (Aprendizagem e aplicação dos conhecimentos e Comunicação), é feita uma série de perguntas e o candidato é convidado a realizar uma série de tarefas. Os exemplos incluem actividades motoras, a procura de um estímulo específico enquanto lhe é apresentado um fator de distração, a identificação de símbolos e sinais ou tarefas de compreensão verbal.

Heteroavaliação

Um segundo tipo de pergunta é respondido com base nos conhecimentos da pessoa que está a ser avaliada. Com base num conceito da CIF, foram desenvolvidas alternativas de resposta que permitem objetivar a pontuação total de cada item.

Entrevista completa

Existe um modelo de entrevista semi-estruturada, a aplicar à pessoa avaliada ou ao seu familiar ou prestador de cuidados, que é útil nos casos em que o avaliador não conhece suficientemente bem a pessoa avaliada.